Encontro orienta produtores sobre cultivo da soja

Mesmo com os preços em baixa e insumos em alta, a cultura da soja pode garantir lucratividade ao sojicultor se ele conseguir elevar a produtividade da lavoura e diminuir o uso de agrotóxicos através do monitoramento das pragas e doenças e corretas aplicações de controle. Estes são os objetivos a serem demonstrados na 3.a Tarde de Campo de Cultivares de Soja, promovida por órgãos do governo estadual, nesta terça-feira, a partir das 14h, na Fazenda Santa Verinha, localizada no Bairro Itaúna, em Alvorada do Sul.

"Nosso objetivo nesta terceira safra de repetição da unidade de observação com os experimentos é comparar e avaliar o potencial produtivo e o comportamento vegetativo das novas cultivares de soja, recomendadas para a região do solo de basalto, como o de Alvorada do Sul, com ênfase nas mais promissoras que proporcionam o aumento da produtividade. Vamos ainda apresentar tecnologias de manejo integrado das pragas e uso correto de agrotóxicos, para evitar deriva nas aplicações e reduzir custos de produção ao nível necessário, sem danos significativos ao meio ambiente rural produtivo", garante Reinaldo Neris dos Santos, extensionista municipal, coordenador-geral do evento e técnico integrante do Projeto Grãos, da Emater/Paraná

Ao todo foram convidados 200 participantes para a 3.a Tarde de Campo de Cultivares de Soja, dentre eles produtores rurais, técnicos, lideranças e autoridades da região Norte e, em especial, de Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis, que integram a Área de Programação Integrada do Basalto de Alvorada do Sul. Os quatro municípios contam com 81 mil hectares de soja nesta safra, cultivados por 2.200 sojicultores.

O evento é promovido pelo Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Programa Paraná 12 Meses, Ministério de Desenvolvimento Agrário e realizado pela Emater/Paraná, prefeitura de Alvorada do Sul e com a participação dos sojicultores arrendatários Alberico Santoro e Ézio Santoro. Tem apoio da Embrapa-Soja, Coodetec, Monsoy, Syngenta, Bayer CropScience, Corol, Belagrícola, Ubyfol, Jacto, Unicampo, Alvoplan, Banco do Brasil, Banco Itaú, Agrícola Alvorada, Aprygio, Cotrasul, Casa dos Filtros, SAAE de Sertanópolis e Sindicato Rural de Alvorada do Sul.

Voltar ao topo