Encontro de turismo firma as bases para a integração dos litorais do Paraná e SP

A Agência de Desenvolvimento da Mesorregião Vale do Ribeira-Guaraqueçaba e as Secretarias de Turismo do Paraná e São Paulo realizam nesta segunda feira (16), às 9 horas, no auditório da Emater Paraná, o II Encontro de Turismo Sustentável da Mesorregião Vale do Ribeira-Guaraqueçaba.

Durante o evento, os secretários de Turismo do Paraná, Celso Caron, e de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, assinam um termo de acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do turismo integrado nos litorais dos dois Estados, e instalam a Câmara Técnica do Turismo. As ações têm o objetivo de promover emprego e renda para as comunidades ribeirinhas. O evento também lança o Roteiro Lagamar/Paraná/São Paulo, um projeto pré-aprovado pelo Ministério da Integração Nacional.

Ecoturismo

A proposta é da criação de uma rota de turismo que comece no município de Ilha Comprida, no litoral paulista, e chegue até o Litoral do Paraná, com entrada em Paranaguá.

?Esse é um roteiro que concentra uma parte importante e conservada da Mata Atlântica, suas unidades de conservação, manguezais, ricos complexos estuarinos-lagunares, além de cultura, história, enfim, um conjunto de vetores de desenvolvimento que precisam ser aproveitados pela linha do turismo?, diz o presidente da Agência de Desenvolvimento, Décio Ventura.

Para a viabilidade prática da visitação o projeto prevê a implementação de um transporte turístico de passageiros com a aquisição de uma embarcação pra navegação em águas rasas para vencer o obstáculo natural da Barra do Varadouro. Prevê ainda reforma de trapiches existentes e a construção de estrutura de apoio às embarcações, com salas de espera para embarque e desembarque de passageiros, central de informações turísticas, sanitários e serviços de comunicação.

?O projeto buscará atender ao crescente mercado existente nos destinos turísticos mas ainda carentes de conforto e regularidade?, diz o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento da Mesorregião, José Carlos Becker. Além disso, diz ele, ?a expectativa é que o roteiro gere renda para as comunidades que vivem nesses locais, que poderão explorar os produtos regionais com venda direta ao turista?. Becker lembra que o Vale do Ribeira é um local que reúne exuberância natural e muita carência social. O roteiro, que tem na base a sustentabilidade, pretende trabalhar com essas duas características.

Os números do Estado de São Paulo demonstram a viabilidade do projeto sendo responsável pela emissão de quase 60% de passageiros com destino ao turismo nacional e internacional e está entre os primeiros destinos de visitantes estrangeiros.

Voltar ao topo