Empresários querem conferência do meio ambiente exclusiva para o setor

Brasília ? Cerca de 200 dos 250 delegados representantes do setor empresarial na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente se reuniram hoje (13) cedo, antes do início do último dia de plenária, e decidiram que organizarão uma conferência de meio ambiente exclusiva para o setor empresarial, no ano que vem.

"A gente sente uma animosidade no ar. Qualquer proposta nossa é vista como prejudicial à natureza. A Confederação Nacional das Indústrias, a Confederação Nacional do Comércio, a Confederação Nacional da Agricultura e a Confederação Nacional dos Transportes vai organizar seu próprio encontro. Queremos mostrar que também temos um projeto para o meio ambiente", afirmou o porta-voz do grupo e representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Luiz Anselmo Tourinho.

Ontem (12) à noite, por volta das 20h30, os empresários ameaçaram se retirar da conferência, descontentes com o atraso no fim dos trabalhos em grupo. "Decidimos ficar para marcar nossa posição e não parecermos derrotados. Mas a gente já sabe de antemão que não conseguiremos aprovar nada aqui", relatou Tourinho. Como exemplo da diferença de posições, ele citou a proposta de proibição de uso de transgênicos no Paraná, aprovada ontem pelo grupo de trabalho "Biodiversidade e Florestas".

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, destacou que na 1ª CNMA, em 2003, o setor empresarial tinha apenas entre 20 e 30 representantes. "Agora a gente estabeleceu as cotas por setor, e o empresarial tinha 30% das vagas. A participação deles cresceu muito", ponderou Langone.

"No Amazonas não elegemos nenhum delegado do setor empresarial, simplesmente porque não houve quórum deles na Conferência Estadual. Eles precisam se organizar melhor e se mobilizar mais para aumentar e qualificar sua participação", ressaltou o gerente-executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Henrique Pereira.

"A gente foi boicotado nas Conferências Estaduais, em muitos estados houve falhas propositais na divulgação do local e das datas do evento", rebateu Tourinho. A 2ª CNMA terminará hoje.

Voltar ao topo