Emprego industrial tem o maior crescimento para meses de abril na década

Brasília – O emprego industrial cresceu 1% em abril se comparado a março. O índice representa o maior crescimento para meses de abril nesta década. Este também foi o terceiro mês de aumento consecutivo do emprego industrial. Os números são da pesquisa mensal Indicadores Industriais divulgada hoje (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O aumento do emprego acompanha o da atividade industrial, mas de acordo com o economista da Unidade de Política Econômica da CNI, Paulo Mol, surpreendeu a rapidez com que o crescimento da atividade industrial refletiu na contratação de pessoal. Isso por que, segundo ele, costuma ocorrer uma defasagem de alguns meses entre a expansão da atividade e a geração de postos de trabalho. "Primeiro o empresário aumenta o número de horas trabalhadas, no segundo momento vem a contratação".

De acordo com Mol, o movimento positivo da produção industrial e das contratações reflete o otimismo dos industrias com o crescimento econômico em 2006. "Existe um movimento de contratação e isso é a sinalização de que esse crescimento da economia é robusto. Os empresários só contratam se acreditam que a economia vai crescer", afirma.

Voltar ao topo