Embrapa decide reforçar trabalho em benefício dos povos indígenas

Brasília ? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decidiu reforçar o trabalho que vem desenvolvendo em benefício dos povos indígenas. Hoje (19), quando se comemora o Dia do Índio, a empresa exibiu em Brasília vídeos e promoveu palestras para tratar do assunto.

De acordo com a diretora executiva da Embrapa, Tatiana Sá, o evento serviu para organizar a temática indígena dentro da empresa. "A idéia é mostrar, e também suscitar, para avançarmos numa ação interministerial fechando construções conjuntas em cujo processo de construção haja um aprendizado, tanto do nosso lado quanto das populações indígenas".

Atualmente, a Embrapa desenvolve 25 projetos e atividades com índios de 20 etnias, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul. Segundo Tatiana, são projetos que podem ajudar na questão da segurança alimentar e no trabalho de agregação de valor dos produtos feitos pelos índios.

"Existe uma rede de inovação das instituições de pesquisa, existe uma grande rede de conhecimento dos povos indígenas e populações tradicionais com visões diferenciadas e conhecimento acumulado ancestralmente. Precisamos ter uma ponte mais adequada, com um olhar bastante atento do Estado, para construção de uma rede de conexão em benefício da sociedade", afirmou.

Tatiana disse que o trabalho científico realizado pela Embrapa tem resgatado, por exemplo, sementes perdidas ao longo dos anos. "Temos outros segmentos. Um deles é o processamento de frutas nativas para poder agregar valor e os índios adquirirem renda", completou.

Voltar ao topo