Embrapa comercializa cebola adaptada ao semi-árido de Pernambuco

Recife – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa) Semi-Árido, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, iniciou recentemente a comercialização de uma variedade de semente de cebola, que, segundo a instituição, tem potencial para triplicar a produtividade da hortaliça, mesmo nos meses quentes e chuvosos.

Testes realizados pelos pesquisadores da Embrapa indicaram que com a nova variedade, denominada Alfa São Francisco, os produtores poderão obter até 800 sacos de cebola, por hectare. O normal é alcançar 200 sacos por hectare, com o cultivo das variedades tradicionais.

O pesquisador Lázaro Paiva, gerente do escritório da Embrapa, estima que nos próximos três a quatro anos a nova variedade consiga alcançar 30% da área plantada com hortaliças no Nordeste e contornar problemas com o do segundo semestre deste ano, em que, segundo Paiva, as altas temperaturas comprometeram o bom desempenho dos plantios. Ele disse que o crescimento da área cultivada vai resultar em maior rentabilidade para os produtores e ampliar a participação da cultura da cebola regional, no mercado nacional ? que é atualmente de 17%. "O plantio de cebola, que movimenta negócios da ordem de R$ 65 milhões por ano na região do Vale do São Francisco, é responsável pela geração de 60 mil empregos diretos e indiretos", comentou.

A Alfa São Francisco foi criada depois de cinco anos de estudos, a partir do melhoramento genético da variedade Alfa Tropical, desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliças em 1998 para adaptação às condições das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Voltar ao topo