Embraer lança avião de luxo para executivos

São José dos Campos – Um avião luxuoso, com chuveiro, cama e cinco ambientes começa a ser desenvolvido no Brasil neste ano. Depois de fazer uma análise de mercado e ouvir cerca de 300 potenciais clientes a Embraer lançou hoje (02) em Genebra, na Suíça, o Lineage 1000, ampliando seu portfólio de jatos executivos, que conta com os modelos Phenom 100 e Phenom 300, para até 8 lugares e Legacy 600, para até 16 assentos. Cada Lineage custará US$ 40,9 milhões, cerca de 70% mais caro que o modelo executivo Legacy 600, também produzido pela Embraer.

Nos próximos dez anos devem ser comercializados de 160 a 200 aviões executivos no mundo e a Embraer espera ficar com 20% deste mercado. "Esperamos entregar, a partir de 2008, de três a quatro aeronaves Lineage por ano", disse hoje, em Genebra, o vice-presidente do Mercado de Aviação Executiva, Luís Carlos Affonso, durante a Ebace (European Business Avation Convention & Exhibition). Entre os potenciais compradores, estão empresários da Europa e do Oriente Médio.

Criado a partir da plataforma do Embraer 190 – que tem capacidade para até 108 lugares e já está em operação – o Lineage 1000 terá 19 assentos em uma cabine de 115,7 metros cúbicos. "O que muda do Embraer 190 para o Lineage é o espaço interno. O motor é o mesmo, o sistema aviônico também. A diferença é o espaço e o tanque de combustível, que será maior." O alcance do novo jato, com oito passageiros a bordo, será de 4 200 milhas náuticas, cerca de 7.700 quilômetros. O Embraer 190 voa cerca de 2.500 milhas náuticas.

Indicado para empresários que mantêm negócios no mundo todo e precisam voar bastante, o Lineage terá cinco ambientes diferentes, entre eles, sala de estar, sala de refeições, de reuniões e de descanso. "Poderá dormir em uma cama king-size, tomar banho no avião, se alimentar, e chegar pronto para uma reunião", acrescenta Affonso.

Com uma mobília luxuosa, chuveiro, reservatório de água e tanque de combustível maior, o jato será 5% mais pesado que o Embraer 190, que já está em operação. O primeiro jato deve ser entregue em dois anos e até lá a fabricante brasileira investirá em adaptações do interior do avião.

Desde o lançamento dos mini-jatos Phenom no ano passado, a Embraer passou a investir mais nesta área, para transformar a aviação executiva em um de seus fortes negócios. "Quando lançamos os jatos Phenom reforçamos nosso comprometimento de permanecer no setor e expandir nossa presença. Agora lançamos o Lineage, com características superiores de conforto e desempenho ".

Voltar ao topo