Embaixador diz que Brasil e Argentina devem fortalecer o Mercosul

O embaixador José Botafogo Gonçalves, presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cedri), disse hoje que é preciso que os governos e os empresários do Brasil e da Argentina intensifiquem as relações entre os dois países, como forma de fortalecer o Mercosul e conquistar novos mercados.

Para o embaixador, não existe ainda uma visão estratégica de médio e longo prazos nas relações bilaterais que, segundo ele, atrapalha a negociação de acordos entre o Mercosul e outros países latino-americanos.

Segundo José Botafogo Gonçalves, a relação Brasil-Argentina ainda é muito dependente da conjuntura econômica internacional, "e é preciso acabar com essa dependência". O embaixador lembrou que as regras do Mercosul não estabelecem medidas restritivas, de cotas ou de salvaguardas. No entanto, afirmou, "não podemos ficar nos formalismos, temos que pensar nos problemas políticos, que nem sempre respeitam essas normas".

O embaixador participa, no Rio de Janeiro, do seminário sobre Integração Latino-Americana de Sistema de Informação de Comércio, que está sendo realizado na Fundação Getúlio Vargas.

Voltar ao topo