Eduardo Campos deixa o ministério amanhã e se prepara para outra batalha, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, deixa a pasta amanhã (21). Ele será substituído pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sérgio Rezende, indicado para o cargo pelo PSB.

Ao participar hoje, em Recife, da inauguração do Centro Regional de Ciências Nucleares do Norte e Nordeste (CRCN-NE), o presidente disse que Eduardo Campos deixa o primeiro escalão do governo "para se preparar para outra batalha", assim como fez Humberto Costa, que deixou o Ministério da Saúde há dez dias.

Lula informou que o presidente da Infraero (Aeroportos Brasileiros), Carlos Wilson, também deixará o cargo nesta semana, para "ir para outra batalha".

O presidente destacou que sua relação com Humberto Costa, Eduardo Campos e Carlos Wilson, que estavam presentes à inauguração do Centro de Ciências Nucleares do Nordeste, "é menos política e mais de pai para filho".

Ao discursar, Lula agradeceu o trabalho de Eduardo Campos à frente do ministério e lembrou que ele prestou um "estimável" trabalho. "Eduardo Campos certamente elevou o nível político do ministério e criou um corpo único de um Ministério de Ciência e Tecnologia, que é imprescindível para que o país deixe de ser um eterno país emergente e se coloque no mundo dos países desenvolvidos".

Ao novo ministro que assumirá a pasta, Sérgio Rezende, o presidente disse acreditar que ele dará continuidade ao projeto de governo. "O Eduardo Campos sabe que o Sérgio Rezende, embora seja do PSB, trabalhou comigo no programa de 89, de 94, 98, 2002, ou seja, embora seja do PSB, eu digo que ele é meio a meio. Ele é filiado ao PSB, mas cientificamente está ligado aos meus programas de governo. Ele assume e certamente dará continuidade às coisas que estamos fazendo", afirmou Lula.

Voltar ao topo