Edmundo quer vencer São Paulo para comemorar aniversário

Edmundo vai com tudo para cima do São Paulo no clássico de domingo, no Morumbi, por três motivos: comemorar bem seu aniversário de 36 anos (segunda-feira), classificar o Palmeiras às semifinais do Paulistão e assumir a artilharia isolada do campeonato.

Com dez gols – foram nove nos últimos seis jogos -, Edmundo está empatado com Finazzi, da Ponte Preta, e Somália, do São Caetano. O atacante do Palmeiras pode se tornar o mais velho artilheiro da história do Paulistão desde 1929, quando o lendário Artur Friedenreich se tornou goleador aos 37 anos.

Uma curiosidade é que Finazzi e Somália tiveram suas contratações pedidas por conselheiros à diretoria do Palmeiras. O vice-presidente Gilberto Cipullo cortou logo essa idéia, argumentando que ambos não preenchiam o "perfil" desejado para uma contratação – o de jogadores jovens, que possam gerar lucro futuro para o clube.

Finazzi está com 33 anos e Somália tem 30. Para a diretoria palmeirense, se é para ter um veterano no ataque, que esse seja Edmundo – ídolo máximo da torcida e com enorme identificação com o clube.

Antes do jogo contra o América, quinta-feira, em Rio Preto, Edmundo foi homenageado com flores, uma placa de prata e uma camisa comemorativa de seus 200 jogos pelo clube. "A história é bacana, bonita, mas é passada. Tenho que escrever uma história nova", disse o atacante. "É legal para caramba poder chegar no final de carreira com carinho e admiração das pessoas.

As 200 camisas feitas pela Adidas para comemorar a marca de Edmundo foram vendidas em menos de três horas, na manhã de hoje. Custavam R$ 200 cada, tinham o nome de Edmundo e o número 200 nas costas. Havia até fila na porta da loja do Palestra Itália quando ela se abriu, às 9 horas.

Somando as duas passagens pelo Palmeiras – a primeira entre 93 e 94 e a segunda iniciada em janeiro de 2006 -, Edmundo já fez 92 gols pelo clube. A expectativa pelo centésimo já começou. Mas ele não pretende se deixar levar por essa marca, ao contrário do amigo Romário, obcecado pelo milésimo gol da carreira.

"Eu não gosto muito disso de número. Gosto do Palmeiras aplicado dedicado e buscando a vitória. É uma luta constante", avisou Edmundo.

Além de Edmundo, o meia Valdivia tem escalação garantida no clássico de domingo, contra o São Paulo. Ele desfalcou o Palmeiras nos últimos três jogos porque estava com a seleção chilena e deve entrar no lugar de William. O zagueiro Edmílson, machucado, segue de fora – Dininho será novamente seu substituto.

Voltar ao topo