Vivo se reposiciona para continuar líder

A Vivo, operadora de telefonia celular que mantém a liderança no mercado brasileiro, decidiu reposicionar sua marca. A empresa quer mudar o foco baseado na sua dimensão e na tecnologia de ponta para se tornar referência em qualidade. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da operadora, Roberto Lima, durante coletiva à imprensa na sede da empresa, em São Paulo.  

O reposicionamento da marca foi anunciado na mesma semana em que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou os últimos números do setor. Conforme o levantamento de fevereiro, a Vivo continua perdendo mercado na telefonia celular – sua participação caiu de 28,85% em janeiro para 28,56% em fevereiro, o que representa uma redução de 158 mil clientes. A empresa – controlada pelos grupos Portugal Telecom e Telefônica -, no entanto, continua na liderança do mercado, com 28,9 milhões de celulares. Em seguida aparece a TIM, com 25,9 milhões de clientes e depois a Claro, com 24,3 milhões de celulares.

?A nossa perda de clientes não é maior do que a da concorrência. A diferença é que nós temos uma base maior?, amenizou Lima. Questionado se o reposicionamento da marca – de maior operadora para a melhor – seria uma forma de tentar atenuar a perda da participação no mercado, Lima foi categórico ?Uma coisa não tem nada a ver com outra. Somos a maior e vamos continuar lutando para manter esta posição. Mas agora há o conceito de ser a melhor também?, afirmou. Sobre os concorrentes, Lima comentou que eles ?têm feito a lição de casa e precisam ser respeitados?.

Dentro do conceito de ?qualidade?, a operadora pretende trabalhar sobre pilares importantes, como melhor qualidade de ligação, melhor relacionamento com os clientes e melhor preço. ?Melhor preço não significa o mais baixo, mas o mais justo?, apontou Lima. A operadora também trabalhou no combate à clonagem, lançamento de novos planos, na unificação de sistemas e reestruturação societária – decisiva para a melhoria do desempenho financeiro da companhia, que encerrou 2006 com lucro de R$ 16 milhões.

A jornalista viajou a São Paulo a convite da operadora Vivo.

GSM já conseguiu 300 mil clientes

Outra novidade da Vivo é a tecnologia GSM, que utiliza chip. Depois de tecer críticas ao sistema – quando foi adotado pelas concorrentes -, a Vivo acabou se rendendo. ?No mercado de escala, o que vale é a escala. Para certas camadas, não justifica uma tecnologia mais cara?, afirmou o presidente da operadora, referindo-se ao CDMA, que, segundo ele, tem maior capacidade de dados e qualidade maior. Lima salientou ainda que a tecnologia CDMA não será abandonada pela operadora e anunciou que em breve estará à disposição a tecnologia WCDMA.

Com a nova tecnologia, a Vivo já tem mais de 300 mil clientes. O portfolio atual é comercializado em mais de 8 mil pontos de venda da operadora e é formado por 23 modelos de seis fabricantes, com preços a partir de R$ 49,00 nas habilitações pós-pagas e de R$ 99,00 nas pré-pagas (preços sugeridos para São Paulo).

Questionado se a Vivo não teria levado muito tempo para adotar a tecnologia GSM – uma vez que a venda de aparelhos celulares já não é mais tão aquecida – Lima preferiu não comentar. ?Não cabe discutir agora se demorou ou não. O que importa é que a partir do momento em que decidimos implantar a rede, foi tudo muito rápido?, comentou, lembrando que a decisão foi tomada em julho do ano passado, em outubro a rede começou a ser construída e, em fevereiro, foi concluída. A rede GSM demandou investimento de R$ 1,080 bilhão. Os clientes que quiserem trocar o aparelho CDMA por um novo modelo GSM poderão fazê-lo, mantendo o número atual.

Sobre qual tecnologia é a mais adequada para determinado cliente, Lima explicou que depende das características de uso. ?Se o usuário viaja com freqüência, o celular GSM com chip é o mais indicado, pois permite o roaming digital em todo o Brasil e em 175 países. Entretanto, se a necessidade maior é a transmissão de dados em alta velocidade, então os modelos em CDMA podem ser mais eficientes.? O portfolio total de aparelhos da Vivo (GSM e CDMA) é de aproximadamente 65 modelos, incluindo 12 GSM, que serão lançados em breve.

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