Vivo quer se tornar líder no Paraná

Com 25,3% de participação no mercado paranaense e aproximadamente 1,5 milhão de clientes, a Vivo quer ser líder no Estado. O objetivo foi declarado ontem, durante coletiva à imprensa, em Curitiba. ?A gente não está confortável nessa segunda posição. O Paraná é um dos mercados que a gente está apostando. Queremos crescer e crescer bastante?, afirmou a diretora da Vivo para a região Sul, Clenir Wengenowicz. Em números, alcançar a liderança pode significar dobrar a base de clientes no Estado. A principal concorrente no Paraná, a TIM, conta com 2,9 milhões de clientes e participação de 47,5% do mercado.  

Clenir Wengenowicz não disse em quanto tempo a operadora pretende atingir o objetivo. ?A gente entende que há um mercado ?em cima da mesa?. O nível de penetração de aparelho celular no Paraná é de 58%, enquanto estados do Nordeste e Centro-Oeste contam com índice muito maior?, apontou André Caio, diretor da Vivo no Paraná. ?Pela força da economia paranaense, é um potencial a ser atingido.?

Para atrair mais clientes, a operadora lançou recentemente campanha regional, que tem a atriz paranaense Grazielli Massafera como garota-propaganda. Em Santa Catarina – onde a Vivo também ocupa a segunda posição, com participação de 26,4% do mercado – a propaganda é protagonizada pelo tenista Gustavo Kuerten, o Guga. No Rio Grande do Sul, a Vivo já é líder, com 43,5% de participação. Os investimentos, tanto nas campanhas publicitárias como em outras ações para alcançar a liderança na região Sul, não foram divulgados pela operadora.

Além do investimento em mídia, a Vivo está com forte ação para atrair clientes da concorrência. A empresa está oferecendo aparelhos inovadores que podem sair até de graça, dependendo do plano escolhido. Para tanto, é preciso levar a uma loja Vivo faturas pagas de outras operadoras. ?A gente quer trazer bons clientes para a nossa base. Em Curitiba e litoral, há 73 celulares para cada 100 habitantes, ou seja, já está praticamente saturado?, comentou André Caio.

Além da TIM, outras concorrentes da Vivo no Paraná são a Claro – com participação de 15,6% do mercado e 959 mil clientes – e a Brasil Telecom GSM, com 10,1% de participação e 618 mil clientes.

Segundo André Caio, outro diferencial da operadora no Estado é a área de cobertura: são 234 municípios cobertos – todos com mais de 5 mil habitantes na área urbana -, vinte a mais do que a principal concorrente, salientou. Ele admitiu que a expansão da cobertura daqui para frente é mais complicada. ?Pelo alto custo, temos que adotar estratégias diferenciadas para essas situações (cidades menores)?, afirmou. A diretora Clenir Wengenowicz salientou, porém, que a operadora revê o plano de expansão todos os anos. ?A intenção é crescer em mais municípios?, comentou, sem detalhar se mais municípios devem ser cobertos pela operadora no Estado ainda este ano.

Brasil

Controlada pelos grupos Portugal Telecom e Telefônica, a Vivo é líder no mercado brasileiro, com 30 milhões de clientes e 28,11% do mercado. Em seguida, aparece a TIM, controlada pela Telecom Italia, com 27,9 milhões de clientes e 25,72% do mercado brasileiro e, em terceira posição está a Claro (América Móvil), com 26,7 milhões de clientes e 24,67% de participação nacional.  

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