Videopalestra ajuda a planejar safra

Será veiculada nesta terça-feira (12), das 9h30 às 12h00, a videopalestra ?Orientações para o Planejamento da Safra de Verão 2005/2006?, que vai levar informações ao produtor rural que possam contribuir na tomada de decisões em relação à próxima safra. O evento é promovido pela Emater.

O tema será ?Perspectivas e tendências climáticas e de mercado para as culturas da soja, milho e feijão?. Serão analisados potenciais e riscos para a próxima safra de verão. Com isso, os produtores poderão ter acesso a informações e instrumentos, que vão ajudá-los na definição de práticas que possam minimizar os riscos.

Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, a iniciativa vem ao encontro dos interesses dos produtores do Paraná. ?Procuramos democratizar o acesso a informações que, com certeza, contribuem para um melhor desempenho do produtor na agricultura e, conseqüentemente, um maior desenvolvimento do agronegócio paranaense?, disse.

A transmissão vai reunir os palestrantes Marcelo Eduardo Luder, da Corretora de Mercadorias (Correpar), Vilmar Sebastião Sebildi, da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari) e Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A iniciativa da videopalestra, segundo o engenheiro agrônomo Antônio Celso Córdova de Souza, gerente estadual de Desenvolvimento e Tecnologia da Emater, é resultado das avaliações dos prejuízos ocorridos no campo que comprometeram a vida do produtor rural paranaense e em especial a dos agricultores familiares. ?Queremos transmitir informações úteis para que eles tenham melhores condições de tomada de decisão a curto, médio e longo prazos?, afirma Antônio Celso.

Os temas a serem abordados contemplam previsões climáticas para os próximos meses; as tendências de mercado para a soja, milho e feijão; procedimentos técnicos para redução dos riscos de produção; diversificação agrícola como alternativa na promoção de renda e emprego, e organização do produtor para aumento da competitividade através da ação conjunta de compra de insumos e venda da produção.

Dos 399 municípios paranaenses, 214 já confirmaram participação na audiência, que terá dois momentos. O primeiro é a transmissão, que começa pontualmente às 9:30h e termina às 12:00h, com a recepção do sinal enviado via satélite e captado pela antena parabólica. ?Quem tem o sistema de parabólica sintoniza fácil e pode colaborar na ampliação da audiência convidando mais pessoas, inclusive envolver as entidades comunitárias, como escolas, sindicatos, associações de produtores, cooperativas e outras entidades do município?, conclama Antônio Celso.

O segundo momento da videopalestra será no período da tarde do dia 12, quando os extensionistas da Emater de cada município, em conjunto com parceiros locais, darão orientações técnicas básicas sobre as atividades produtivas escolhidas pelos participantes da teleconferência.

Para acompanhar o evento, os interessados deverão sintonizar o transponder 6a1, da antena parabólica. A freqüência é 3.910 MHz, polarização horizontal, satélite B-1, Banda C. Segundo o líder da área de comunicação da Emater, João Luiz Parchen, o transponder 6a1 é, geralmente, sintonizado nos canais 11, 13 e 17.

Após a veiculação da videopalestra, os telespectadores vão se reunir em seminários municipais. Neles, os produtores terão a chance de discutir com técnicos da Emater os assuntos abordados na transmissão. Estas reuniões técnicas vão acontecer em 250 municípios do Estado.

Segundo Parchen, a iniciativa deve atingir mais de oito mil produtores, que vão acompanhar a transmissão em escolas, sindicatos e cooperativas. ?A estimativa é de levar informações a 20 mil produtores que se dedicam às culturas de milho, feijão e soja?, disse.

Voltar ao topo