Viagem de fim de ano prejudica venda de supermercados

O enfraquecimento das vendas dos supermercados depois do Natal fez com que o desempenho do setor no último mês do ano ficasse aquém das previsões da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade estimava um avanço de 10% no período, em relação a dezembro de 2006, mas o crescimento foi de 4,47%.

Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, o aumento das viagens feitas pelos consumidores no período entre Natal e Ano Novo tem favorecido, anualmente, a expansão da alimentação fora da residência e, conseqüentemente, da redução das vendas dos supermercados nesse período. Além disso, destacou, categorias como aves não tiveram o desempenho esperado no período. "As vendas de peru, por exemplo, não foram tão boas", disse, sem detalhar números.

O aumento dos preços no setor também puxou o resultado de dezembro para baixo. "A alta real de 12% na cesta básica foi forte. Se, por um lado, o aumento contribui para a recuperação das vendas no dia-a-dia, por outro, pode ter influenciado negativamente no final do ano", afirmou, referindo-se à expansão em dezembro, do preço do conjunto de produtos apurado pela entidade.

Em 2007, o setor registrou crescimento de 5,92% nas vendas reais na comparação com o ano anterior. De acordo com dados da Abras, o avanço deve representar R$ 131,4 bilhões. O dado fechado será anunciado pela entidade apenas em março deste ano. Em 2006, o faturamento do setor foi de R$ 124,1 bilhões.

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