Vendas da linha marrom crescem 2% no 1º semestre

As vendas no Brasil de produtos da chamada linha marrom, que englobam televisores, som e vídeo, cresceram 2% no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento da GfK Retail and Technology.

O faturamento do varejo com a comercialização destes produtos somou R$ 9,414 bilhões. O destaque ficou por conta dos televisores de tela fina, que responderam por 71% das vendas, enquanto no primeiro semestre do ano passado representavam 65%.

A desaceleração das vendas em relação ao desempenho consolidado de 2010, quando o faturamento deste segmento cresceu 28% frente a 2009, é resultado da forte base de comparação, já que a Copa do Mundo puxou as vendas de televisores no ano passado.

O levantamento apontou que as vendas de televisores de tela fina no Brasil cresceram 14% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, seguido pelos aparelhos de som para casa (+9%) e DVD (+5%).

Já os televisores de tubo e as filmadoras apresentaram retração, respectivamente, de 60% e 21% nas vendas. Segundo a GfK, as vendas no Brasil de linha marrom são incentivadas pela redução nos preços.

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, os preços de aparelhos de DVD recuaram 8%, enquanto de Blu-Ray caíram 22% e de HDMI retraíram 17%. No caso dos televisores Full HD, a pesquisa aponta que desde o lançamento no País, há quatro anos e meio, os preços destes aparelhos diminuíram 75%.

No primeiro semestre deste ano, as TV Full HD representaram 30% das vendas no Brasil, sendo ultrapassadas pelas de LED, que responderam por 33%. Na sequência seguem as Smarth TV (17%) e 3D (4%). A diferença de preços entre um televisor de HD em relação a um 3D, considerado o mais avançado tecnologicamente, chega a 96% no Brasil.

A GfK divulgou que as vendas no mundo este ano de aparelhos eletrônicos, como televisores, computadores e celulares, deverá crescer 6% em relação ao ano passado, somando 668 bilhões de euros.

A expectativa é de que a América do Sul puxe este crescimento, com alta projetada de 27% frente ao ano passado, seguido da China (9%). Em razão do tsunami de março, as vendas do Japão este ano devem recuar 18%, reduzindo as projeções globais desta indústria.

Na América Latina, a projeção da GFK é que os telefones móveis respondam este ano por 19% das vendas, seguida por televisores LCD (17%), notebooks (16%), smartphones (15%), desktops (6%) e câmeras digitais (5%).

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