Venda de carros tem o melhor mês da história

A indústria automobilística obteve novo recorde em julho, com vendas de 213 mil veículos, o maior volume mensal em meio século de montadoras no Brasil. A melhor marca anterior havia sido alcançada em maio, com 211,1 mil unidades. No ano, as vendas acumuladas somam 1,295 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 26,1% a mais que no mesmo período de 2006. O resultado de julho foi 7,1% maior que o de junho e 28% superior ao de igual mês do ano passado.

Financiamentos com prazos longos e juros em queda, melhora da massa salarial e maior confiança na economia do País são apontados pelas empresas como os principais facilitadores das vendas. Julho teve um fator extra: a crise no setor aéreo pode ter influenciado na antecipação da compra de carros novos para viagens rodoviárias com o objetivo de escapar dos atrasos nos aeroportos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará o balanço total do setor na segunda-feira, com dados sobre produção e exportações. A entidade projeta aumento de 22% nas vendas em 2007, que devem atingir 2,35 milhões de unidades. Para alcançar a meta, as empresas terão de vender até o fim do ano, em média, 210 mil carros por mês.

Voltar ao topo