Tecnologia flex brasileira ganha espaço no exterior

A tecnologia brasileira dos carros flex começa a se espalhar pelo mundo. Na quinta, a Renault apresentou na França o Mégane E85, primeiro automóvel na Europa que pode ser abastecido com 85% de etanol e 15% de gasolina. O motor foi desenvolvido a partir da experiência brasileira. No Japão, a direção da Mitsubishi confirmou o lançamento do utilitário esportivo Pajero TR4 flex – desenvolvido pela parceira do grupo no Brasil, a MMC Automotores -, e disse que trabalha no projeto de um veículo flexfuel para ser produzido nos Estados Unidos em 2009.

A Fiat analisa possibilidades de exportar futuramente para a África do Sul o Uno flexível. O modelo foi apresentado no país em março, numa feira de energias alternativas e despertou o interesse do governo. Fazendeiros locais estudam a ampliação das plantações de vegetais e grãos para a produção de etanol. O Uno a gasolina será exportado em breve para a África do Sul, onde a Fiat produz o Palio e a Strada com cabine simples.

O Mégane E85 com motor 1.6 será vendido a partir da próxima semana a preços que variam de 18,5 mil (R$ 47,5 mil)a 19,1 mil (R$ 49 mil), 200 (R$ 500) a mais que a versão convencional. O etanol será extraído do trigo, beterraba e milho.

A Renault também vende na Europa utilitários movidos a biodiesel com 30% de óleo de girassol e colza (espécie de couve), dentro de uma política de ampliação do uso dos chamados combustíveis verdes, adotada também por outras montadoras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

A PSA Peugeot Citroen deve lançar nos próximos meses os modelos flex Peugeot 307 e Citroen C4 . Os motores dos veículos devem ser exportados do Brasil, segundo informou a direção da empresa em fevereiro, durante a visita ao Brasil da ministra de Comércio Exterior da França, Christine Lagarde.

Voltar ao topo