Taxa de juros continua adequada, diz BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse hoje que a alta da inflação na zona do euro parece ser de curto prazo e não está alarmando as autoridades monetárias. Porém, segundo ele, será preciso monitorar os preços de “muito perto”. “As expectativas inflacionárias continuam firmemente ancoradas”, disse Trichet no comunicado introdutório mensal do conselho diretor do BCE.

Dados preliminares mostram que a inflação na zona euro – que reúne os países que utilizam o euro como moeda – se acelerou para o ritmo anual de 2,2% em dezembro. Esta é a primeira vez em dois anos em que o índice supera a meta do BCE. A alta parece ter sido puxada pelo aumento dos preços de alimentos e energia. Hoje, o BCE manteve sua taxa básica de juros em 1% ao ano, como esperado.

Trichet reiterou que a atual política monetária continua acomodatícia e que, assim como a provisão de liquidez pelo banco central, ela será ajustada conforme o apropriado. Segundo ele, as taxas de juros continuam adequadas. Trichet afirmou que a alta dos preços do petróleo e das commodities (matérias-primas) representam riscos ao crescimento econômico e que as “incertezas ainda são elevadas”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo