Tarifas das ligações de celulares terão reajustes

O reajuste das tarifas das ligações de celulares, tanto para outro telefone móvel como para um fixo, deve ser definido até a próxima semana. Como hoje completa um ano do último aumento, a divulgação do percentual de reajuste era esperada para ontem.

Segundo a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), o assunto ainda está em negociação entre a agência e as empresas do setor. Porém, até a sexta-feira da próxima semana, as novas tarifas devem ser divulgadas.

Em entrevista coletiva realizada ontem, o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, garantiu que a negociação com as operadoras de telefonia continuam e que as tabelas estarão prontas em breve.

O reajuste a ser praticado terá como base a variação do IGP-DI nos últimos 12 meses, que foi de 7,67%, como definido nos contratos. Ziller negocia a diminuição do percentual de repasse para o consumidor. No ano passado, as tarifas das ligações de celulares tiveram um reajuste da ordem de 21,89%.

O presidente da reguladora não quis adiantar quais percentuais estão sendo discutidos com as empresas. “Eu não posso falar dos termos da negociação, senão deixa de ser uma negociação”, afirmou Ziller.

Ele foi enfático ao desmentir notícias de que o Ministério da Fazenda teria entrado nas conversações sobre as tarifas de telefonia e de que teria se encontrado com o ministro Antonio Palocci ontem de madrugada para conversar sobre o assunto. A cada pergunta feita pelos jornalistas, Ziller respondia com um forte “não”, sem deixar espaço para a entrevista seguindo este assunto.

De acordo com ele, a relação entre a Anatel e o Ministério da Fazenda neste assunto restringe-se a utilização de um programa de simulação do impacto das tarifas na economia, pertencente ao Ministério.

Voltar ao topo