Suzuki Máquinas, líder na América Latina

Com parque fabril sediado em Colombo, a Suzuki Máquinas e Equipamentos para Lavanderia afirma-se como o maior fabricante da América Latina em seu ramo de atividades e, após 25 anos de atuação como empresa familiar, busca a profissionalização, a expansão e modernização e, também, uma maior ação social. O presidente, Keiti Suzuki, informa que “a profissionalização da parte administrativa começou no ano passado e só tende a avançar”. Keiti destaca que “está em fase final de ajustes o sistema gerencial total da fábrica, que passará a funcionar integralmente informatizada”. A próxima meta, segundo o presidente, é a busca da certificação, após o que se buscará o mercado externo, principalmente os Estados Unidos, Canadá e Europa. A Suzuki já comercializa para países da América do Sul. Aliás, a Missão da empresa, estampada na porta da entrada da fábrica, é “oferecer soluções tecnológicas de qualidade no tratamento de produtos têxteis para o mercado global”. Para os colaboradores, além dos incentivos que se pratica (assistência médica, cursos profissionalizantes), há projetos de participação nos lucros, integração familiar e outros.

Enquanto isso, novos produtos vão ser lançados no mercado. Em Blumenau, durante a realização da Febratex Feira Brasileira para a Indústria Têxtil -, de 13 a 17 de agosto, a empresa vai lançar 2 novos equipamentos para o setor têxtil. Um deles é a centrífuga com capacidade para 200 quilos, com um sistema de descarga rápida com cesto removível. O outro é uma máquina especial para tingimento, totalmente automatizada, sem similar no mercado nacional.

Vendas

A Suzuki encerrou o ano de 2001 com uma produção de 2,5 mil unidades vendidas, 30% a mais que em 2000. A fábrica, com 9.000 m2, com mais de 300 funcionários, produz 150 modelos diferentes de máquinas, que vão desde uma lavadora de 2 quilos até lavadoras com capacidade de processar 500 quilos de roupas de uma só vez. Os equipamentos destinados ao uso hospitalar vêm tendo aumento de demanda, com separação de ambientes de acordo com normas e devidamente registrados na Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A capacidade das máquinas varia entre 10 e 240 quilos. Algumas empresas estão apostando alto na tendência de terceirização do serviço de lavanderias hospitalares, casos da MaxLav e da Chanceller Lavanderias. Ambas adquiriram e estão adquirindo equipamentos Suzuki. A Chanceller, do grupo White Martins, pretende inaugurar 14 unidades pelo país e encomendou 400 novos equipamentos à empresa de Colombo.

A Suzuki criou um sistema semelhante ao de franquias, que é o Sistema de Lavanderias Suzuki e já possui 25 lavanderias integradas pelo país. A principal diferença entre o sistema da Suzuki e as tradicionais franquias é que o empreendedor tem liberdade para escolher o nome da sua lavanderia e pode exercer o real comando do negócio. Não há também taxa de franquia e nem de royalties.

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