Supermercados sofrem queda de faturamento

São Paulo

– O faturamento dos supermercados no País caiu 1,98% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado e em valores deflacionados pelo IPCA. O recuo já era esperado, em razão do efeito calendário: neste ano, o carnaval caiu no final de fevereiro e em 2003 foi em março. Na comparação com janeiro, as vendas recuaram 3,10%, uma queda típica por causa do menor número de dias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no primeiro bimestre os supermercados registraram uma perda de 2,12% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Abras avalia que, embora negativo, o resultado de fevereiro mostra um cenário menos desfavorável do que em janeiro quando o faturamento recuou 2,26%. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 2,51% em relação a janeiro mas aumentaram 4,58% em relação a fevereiro de 2003. No bimestre, as vendas acumularam crescimento nominal de 4,93%.

Abrasmercado

A cesta dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados registrou uma queda de 0,13% em fevereiro. O conjunto de produtos custou R$ 194,46, contra R$ 187,24 em fevereiro de 2003 e R$ 194,71 em janeiro deste ano.

O biscoito cream cracker foi vilão dos preços dos supermercados em fevereiro. Pesquisa divulgada ontem pela Abras mostra que os preços dos produtos que integram a cesta básica caíram 0,13% em fevereiro. Em janeiro, a inflação foi de 1,42%.

O biscoito cream cracker foi o item da cesta básica dos supermercados que registrou a maior alta de preços em fevereiro: 14,57%. Também pressionaram o custo da cesta básica a cebola (7,45%) e o feijão (5,60%).

No lado contrário, o tomate, que havia sido o item a registrar a maior inflação em janeiro (42,36%), teve uma deflação de 21,31% em fevereiro.

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