Supermercados mantêm preços, apesar da alta do dólar

Apesar da disparada do dólar, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) garante que os preços ao consumidor não vão subir, por enquanto. O presidente da associação, José Humberto Pires de Araújo, afirma que os supermercados ainda têm estoques para 60 dias e que não sofreram nenhuma pressão das indústrias para remarcação de preços até o momento.

?Os importados correspondem a 1% das vendas dos supermercados. Produtos como bebidas em geral, azeite e queijos importados devem sofrer repasses imediatos da alta do dólar?, alerta. Ele ressalta que o reflexo da alta do dólar deve ser sentido em setembro, na hora da renovação de estoques.

Pires de Araújo diz que os preços vão subir de acordo com o comportamento dos setores da indústria frente à variação cambial e ao comportamento das vendas. ?As vendas estão em queda. Por isso negociamos as margens de lucro com cada setor para evitar que o consumidor compre cada vez menos?, explica. No primeiro semestre, os supermercados registraram queda de 2% nas vendas, comparadas ao mesmo período de 2001.

Voltar ao topo