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Sistema financeiro seguirá sólido e eficiente, mas precisa ser inclusivo, diz BC

O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Isaac Sidney Ferreira, afirmou nesta sexta-feira, 10, que o sistema financeiro brasileiro seguirá sólido e eficiente, mas precisa ser inclusivo, com ética de transparência na relação entre clientes e instituições financeiras. A declaração foi dada durante evento promovido pela Acrefi, que tem como tema a resolução 4.539 do BC, que trata da justamente desta relação.

Segundo Ferreira, o BC procura induzir boas práticas no relacionamento com o consumidor bancário. “Nós incentivamos a disseminação de conteúdos de educação financeira e de gestão de finanças pessoais”, comentou. De acordo com ele, para um melhor relacionamento é preciso a participação de todos os envolvidos e por isso foi editada a resolução 4.539, que procura estimular uma cultura organizacional por parte das instituições financeiras que incentive um relacionamento cooperativo e equilibrado.

O diretor também citou outras frentes de atuação, como o relacionamento frequente com as ouvidorias das instituições financeiras, especialmente as que têm maior número de reclamações junto ao BC. “As ouvidorias têm um papel diferenciado para atuar na causa-raiz dos problemas, pois o ouvidor é parte da estrutura corporativa e precisa ter acesso à alta administração para poder induzir melhorias nos processos decisórios”, explicou.

Ferreira comentou que ainda na sexta terá uma reunião com os ouvidores dos principais bancos para discutir aprimoramentos no ranking de reclamações.

Ele lembrou que o BC não tem competência legal para atuar na relação individual do consumidor com as instituições financeiras, mas mantém uma parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, que permite a troca de informações e, assim, a adoção de ações corretivas mais ágeis, focadas e eficientes.

Ferreira lembrou ainda que, dentro da agenda BC+, lançada recentemente pela autoridade monetária, há o pilar “Mais cidadania financeira”, dentro do qual serão trabalhadas ações como a busca de meios alternativos de resolução de conflitos, fortalecimento das ouvidorias e a disseminação da educação financeira.

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