Compras!

Shein chega no Brasil com loja física dentro de shopping em São Paulo

Shein chega no Brasil com loja física dentro de shopping em São Paulo
Shein chega no Brasil com loja física dentro de shopping em São Paulo. Foto: Instagram.

A varejista online de moda Shein vai estrear no varejo brasileiro com uma loja temporária (pop-up) no shopping Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo. Onde está localizada a loja Shein? O endereço vai funcionar apenas por cinco dias, de 12 a 16 de novembro.

Esta é a segunda vez que a chinesa Shein (lê-se xi-in) abre uma loja temporária no Brasil. A primeira foi no shopping Village Mall, no Rio, em março.

Mas, na ocasião, o espaço serviu apenas de showroom, não havia venda de produtos. Ainda assim, o endereço atraiu fila de jovens, que seguem a marca nas redes sociais, especialmente no Instagram e no TikTok.

“Gostaria de compartilhar com todos vocês uma excelente notícia: iremos abrir a primeira loja física no país que permitirá a compra física de produtos da Shein”, informou o gerente geral da marca no país, Felipe Fleister, em uma rede social. O executivo é ex-Shopee, outra gigante do varejo online asiático que faz sucesso no país.

É seguro comprar na Shein?

Considerada a “Zara da China” -pela rapidez impressionante de produção de novas coleções e logística azeitada que faz com que os produtos cheguem a mais de 150 países-, na Shein é possível encontrar 80 mil opções de vestidos a partir de R$ 15 e 9.700 calças cujos preços começam em R$ 19.

Segundo fontes do varejo ouvidas pela Folha, proporcionar uma experiência real com os consumidores é fundamental para o negócio da Shein no país. E serve como calibrador para a possível instalação de uma loja física no Brasil.

Pesquisa da consultoria NielsenIQ|ebit, em parceria com a Bexs Pay, apontou que o faturamento dos sites cross-border (internacionais) disparou 60% em 2021 e atingiu R$ 36,2 bilhões. O montante representa cerca de 17% do comércio online no país, que faturou R$ 218,9 bilhões no ano passado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SHEIN Brasil (@sheinbrasil_)

O levantamento indicou que a Shopee é a mais popular entre os internautas brasileiros: 58% deles adquiriram alguma coisa no site da varejista em 2021, ante 8% no ano anterior. A Shein respondeu pelo segundo maior salto: foi de 0% a 21% dos consumidores online no ano passado.

No primeiro semestre de 2022, a NielsenIQ|Ebit apontou que 54% dos brasileiros fizeram compras em sites cross border. Esse total representa um recuo em relação ao mesmo período de 2021, quando 68% compraram nestes portais.

No período, o site mais buscado foi o da Shopee, com 42% das indicações dos entrevistados. Na sequência, estiveram Aliexpress (34%), Amazon EUA (31%), Shein (16%) e Wish (7%).

Nos sites estrangeiros, as categorias mais procuradas são Moda e Acessórios (28%) e Eletrônicos (24%).