Segundo ONS, geração de energia cresce 3,4% em janeiro

A geração de energia elétrica em janeiro atingiu 50.866 megawatts (MW) médios, o que significa aumento de 3,4% em relação ao observado em janeiro do ano passado, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS), órgão que controla a produção de energia no País. No total acumulado em 12 meses até janeiro, o aumento foi de 4,8% em relação a igual período anterior, o que indica uma ligeira desaceleração no ritmo de consumo de energia nas últimas semanas. Os dados do ONS incluem o consumo e as perdas técnicas e comerciais e, no jargão técnico, são identificados como "carga".

O maior aumento em janeiro foi na região Sul, com acréscimo de 4 9% em relação a janeiro de 2007, enquanto no Sudeste/Centro-Oeste a variação ficou em 4,0%. Nas regiões Norte e Nordeste, a variação ficou em meros 1,3% e de 0,3%, respectivamente, o que indica que a indústria regional sofreu uma forte desaceleração nas últimas semanas. A temperatura média neste mês de janeiro no Norte e no Nordeste ficou acima da observada em igual período do ano passado devido à seca que atingiu a região. O consumo de energia elétrica tem forte aderência à variação da temperatura e à evolução da produção industrial.

Em valores absolutos, a carga de janeiro significa um acréscimo de 1.685 MW médios em relação ao observado em janeiro do ano passado. Para suprir esse crescimento no intervalo de 12 meses, o País tem de instalar hidrelétricas com potência equivalente a 3.000 MW. Ou seja, em apenas um ano o aumento no consumo de energia elétrica no País quase "engole" toda a produção da usina de Santo Antônio, a primeira das duas grandes hidrelétricas que deverão ser construídas no rio Madeira, em Rondônia, e que estarão operando apenas a partir de 2012.

Voltar ao topo