Segundo Anfavea, setor automotivo criou 1,4 mil vagas em maio

O setor automotivo criou 1.421 vagas de emprego durante maio, totalizando 110.683 posições de trabalho, segundo dados divulgados hoje pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Do total de novos postos, 1.075 foram gerados pelas montadoras de automóveis e 346 pelos fabricantes de máquinas agrícolas.

De acordo com o presidente da entidade, Jackson Schneider, o número deverá crescer nos próximos meses. A previsão leva em conta anúncio de contratação e criação de novos turnos já feitos pelas montadoras. Segundo a Anfavea, desde janeiro de 2004 o setor elevou em 19.986 o número de empregos, passando de 90,7 mil vagas para 110.683 mil em maio.

Questionado se não seria hora de elevar as expectativas de vendas e produção para 2007, em resposta ao forte crescimento registrado nos primeiros cinco meses do ano, Schneider disse que vai esperar o fechamento do primeiro semestre para fazer qualquer mudança nas projeções. O executivo manteve a previsão de fechar 2007 com aumento de 14,5% nas vendas internas, para 2,21 milhões de unidades.

Forte demanda

Ele negou ainda que o setor esteja enfrentando problemas para atender a forte demanda do mercado interno, explicando que a fila de espera para compra de alguns produtos é pontual. Segundo a Anfavea, o estoque das montadoras e das concessionárias em maio era de 140.996 unidades, o equivalente a 20 dias de vendas. Em abril o volume representava o equivalente a 23 dias de vendas.

Schneider também não deu informações se há falta de aço no mercado interno e se as importações do produto devem aumentar significativamente neste ano. O executivo também disse não ter informações se a alta do preço do insumo deverá ser repassada para o preço dos veículos.

Voltar ao topo