Samek acompanha em SP rotor para usina de Itaipu

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, acompanha hoje (31), na fábrica da Voith Siemens Hydro, em São Paulo, a partida para Foz do Iguaçu (PR) do rotor de uma das duas novas unidades geradoras que estão sendo instaladas na Usina de Itaipu. O rotor é a maior peça indivisível de uma unidade geradora e considerada seu coração, pois é nela que ocorre a transformação da energia hidráulica da água em energia mecânica, capaz de movimentar o gerador e, em conseqüência, produzir energia elétrica.

O rotor é a maior peça fabricada externamente (a maior de fato é o gerador, mas este é montado no próprio local da unidade). O equipamento levou 15 meses para ser fabricado e pesa nada menos que 300 toneladas, com 8,4 metros de diâmetro. Por isso, exigirá uma operação especial de transporte. A previsão é que chegue à usina, em Foz do Iguaçu, apenas no dia 22 de março.

O rotor será implantado na Unidade Geradora 9.ª, que deverá ficar pronta em fevereiro de 2004. A outra unidade, a 18.ª, receberá o rotor dentro de três meses e deverá entrar em operação em maio de 2004. Com a instalação das duas novas unidades, de 700 megawatts (MW) cada, a Usina de Itaipu ampliará sua capacidade instalada dos atuais 12.600 MW (com 18 unidades geradoras) para 14.000 MW. Cada unidade geradora pode produzir energia suficiente para abastecer uma cidade do porte da capital paranaense, Curitiba, com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Voltar ao topo