Roberto Requião quer empresa pública de comunicação

O governador Roberto Requião sugeriu a recriação da Telepar, através da associação do sistema de fibra ótica da Copel acoplada ao sistema do Sercomtel, de Londrina. Com isso poderia ser recriada a rede pública de comunicação no Paraná. A sugestão foi feita nesta terça-feira (27) durante o lançamento do projeto Software Livre Paraná, no Canal da Música, em Curitiba.

Requião repassou essa tarefa ao presidente da Celepar, Marcos Mazoni, e ao secretário especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, para que analisem e vejam as possibilidades de desenvolver a idéia. O governador disse que a Copel e o Sercomtel têm a estrutura necessária para criar um sistema público de comunicação.

O software livre já está presente no novo portal do governo do Paraná, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.pr.gov.br. Nesse endereço, qualquer cidadão poderá acessar e verificar on-line todos os processos licitatórios do governo do Estado.

Para Requião, a importância do projeto Software Livre para o Estado é que esse sistema vai dar transparência aos processos de compras e de licitação do governo estadual. Em breve, o Diário Oficial também será colocado na internet para que o acesso seja universal e rápido, disse o governador. Segundo Requião, o acesso livre à internet ajuda a evitar a corrupção que vem se instalando no novo milênio, através da informática. “Antes a corrupção do sistema público era praticado pelas empreiteiras, hoje ela se dá através da informática”, comparou.

Por causa da corrupção, Requião disse que foi obrigado a anular contratos de informática celebrados, sem licitação, pelo governo anterior, no valor de R$ 200 milhões. Ao invés de utilizar a informática para celebração de acordos informais, o governo do Estado vai utilizar a tecnologia para democratizar o acesso e acelerar o processo de inclusão digital. O governador destacou que o Paraná está procurando a liberdade na informática, fugindo das grandes empresas que criam marcas e patentes internacionais, com o objetivo de arrecadar royalties.

Software livre

O software livre permite ao usuário a liberdade de executar, copiar, distribuir e incorpar inovações tecnológicas. Com esse sistema, o usuário tem a liberdade de fazer modificações e publicar versões aperfeiçoadas de qualquer programação. Para isso, o usuário precisa ter acesso ao código-fonte dos programas, condição necessária do software livre.

No Paraná, o software livre poderá ser usado em parceria pelo governo do Estado, empresas da iniciativa privada e da comunidade acadêmica para acelerar o processo de absorção dessa tecnologia, explicou Mazoni.

O presidente da Celepar disse que seu objetivo é tornar o Paraná referência no processo de inclusão digital, que é o grande desafio para os governos federal, estaduais e municipais. Para Mazoni, o domínio da tecnologia com liberdade como a preconizada pelo software livre é o caminho mais rápido para evitar a exclusão das pessoas.

O secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, disse que no Paraná 14% das pessoas têm acesso ao computador e apenas 8% das pessoas têm acesso à internet. Se nada for feito, a dificuldade de acesso à informática é o caminho mais rápido à exclusão ao mercado de trabalho, disse o secretário.

Para evitar a exclusão, o governo do Estado vai instalar telecentros com acesso à internet, começando pelos municípios mais carentes do Estado. Já foi instalado um telecentro no município de Ventania. Está em curso a instalação de telecentros nos municípios de Guaraqueçaba e Ortigueira, cidade que apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do Estado.

Voltar ao topo