Revisão de contratos para reduzir custos

O governo Roberto Requião começa a trabalhar para reduzir os custos do Paraná com tecnologia da informação aplicada ao gerenciamento de dados das secretarias e órgãos públicos do Estado. Implantando a nova política estadual para o setor, o secretário para Assuntos Estratégicos do Estado, Nizan Pereira, está concluindo a revisão de contratos com fornecedores que deve auxiliar nesse sentido e abordou o assunto nesta quarta-feira (15), durante a reunião dos 35 representantes dos funcionários da Companhia de Informática do Paraná Celepar com um dos maiores especialistas brasileiros na área de tecnologia da informação governamental, o gaúcho Marcos Mazoni.

Integrante da equipe de transição do governo Lula para a área de tecnologia da informação, Mazoni presidiu a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A contratação dele como consultor do governo pretende acelerar a implementação da política de Requião para o setor, afirma o secretário para Assuntos Estratégicos. “O governador quer a Celepar fortalecida e prestando serviços de mais qualidade o mais rápido possível e com a participação dos funcionários”, ressalta Nizan Pereira. Com melhor gestão dos recursos para a área de tecnologia da informação, o Paraná vai democratizar o acesso à informática e fazer da internet um instrumento de transparência administrativa que permita ao cidadão saber como o governo aplica os recursos públicos.

“A revisão de contratos pode trazer imediata redução de custos para o governo investir no que julga prioritário”, acredita Marcos Mazoni. Alguns contratos que estão sendo revistos vencem neste trimestre e pode ser que entre eles haja alguma atividade que os funcionários considerem adequado que a Celepar retome, explica o especialista. Seguindo a orientação do governador, pela primeira vez em mais de 30 anos de existência da empresa os funcionários da empresa estão discutindo as mudanças necessárias da política paranaense para a tecnologia de informação e de gestão dos recursos técnicos e financeiros da empresa, com a consultoria de Mazoni e o acompanhamento de Nizan Pereira.

Escolhidos entre 600 funcionários, os representantes da equipe ajudam o governo na revisão dos contratos com as cerca de 40 prestadoras de serviços terceirizados de locação de equipamentos e assistência técnica. “O fortalecimento da Celepar vai permitir que o governo tenha recursos para investir em projetos especiais de inclusão digital, que levem o computador e a internet para quem precisa de apoio para dispor de e-mail, o símbolo da cidadania do século XXI assim como a certidão de nascimento foi o símbolo da cidadania nos anos 40”, comenta Nizan Pereira.

Voltar ao topo