Rede corporativa do Governo está crescendo

Anunciada em 27 de maio deste ano, pelo governador do Paraná, Roberto Requião, a infra-estrutura de rede de comunicação do governo do Estado passa por um processo de unificação. Um grande passo foi a rede de ensino e pesquisa incorporada à rede corporativa do Governo do Estado, ampliando o patamar de disponibilidade e desempenho, propiciando aos pesquisadores, educadores e alunos condições de acesso universal ao conhecimento disponível na internet.

Nessa fase do projeto, assumido pela Celepar em janeiro de 2003, já está em funcionamento a ligação com a RNP-2 a 100 Mbps, através de um enlace em fibra óptica entre a Celepar e a UFPR.

Contando com uma infra-estrutura de rede fornecida pela Copel, foram ampliados os meios de acesso à internet, aumentando em até 5 vezes a capacidade instalada para universidades estaduais. Nas etapas seguintes do projeto, cada universidade estadual passará a ser um entroncamento regional, para atender outras instituições. A prioridade será o atendimento da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria de Educação, em mais de 2.000 escolas.

Provendo meios para integrar competências nacionais e internacionais em processos colaborativos, a RNP-2 significa um grande avanço para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, tornando-se importante que seus benefícios sejam estendidos à comunidade paranaense. O Paraná soma-se a outros quinze estados que já usufruem desta infra-estrutura. A RNP-2 possui hoje cerca de 200 Mbps de conexão internacional e vários grupos de pesquisa trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços de rede.

A unificação de outras estruturas do governo do Estado ocorrerão para transpor redes sobrepostas para locais onde a rede corporativa do estado não alcança, possibilitando a interligação para todo o Paraná.

Voltar ao topo