Recadastramento é usado para dar golpes

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez um alerta aos aposentados para que não forneçam seus dados a pessoas que se fazem passar por funcionários do órgão e que dizem estar realizando o recadastramento dos beneficiários da Previdência. Segundo a Gerência do INSS em São Luís (MA), os falsários abordam principalmente pessoas idosas sob o argumento de que estão atualizando os dados cadastrais da Previdência e aproveitam para pegar a assinatura ou a impressão digital do segurado. O objetivo é efetuar empréstimos na rede bancária em nome dos aposentados.

No início deste ano, a Previdência reiniciou o recadastramento dos seus beneficiários. O processo agora é focado no cruzamento de diferentes cadastros. As informações sobre as aposentadorias, pensões e auxílios vêm sendo checadas com outras bases de dados – Receita Federal, tribunais eleitorais e Ministério da Saúde – para verificar divergências.

O INSS alerta que não existe nenhum tipo de cadastramento ou recadastramento de segurados fora das unidades de atendimento da Previdência Social e pede para que nenhum tipo de informação seja dada através de contato telefônico ou via internet e que não seja entregue documentação a terceiros.

O instituto também esclarece que o empréstimo consignado só é efetivado por meio da assinatura de contrato bancário do titular do benefício em favor da instituição financeira.

No mês passado, o INSS informou que cerca de 20 aposentados que nunca tomaram empréstimos com desconto no benefício foram surpreendidos com o desconto de valores indevidos nos seus contracheques. As vítimas receberam telefonema de supostos funcionários do banco BMG e informaram dados como o número do benefício e o CPF.

Voltar ao topo