Quem declarou pelo papel só recebe em 2004

Os contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda 2003 em formulário de papel vão ter que esperar para receber a restituição. Nenhuma das mais de um milhão declarações de papel enviadas ao Fisco este ano foi liberada até agora. Como só haverá mais um lote em 2003 – no dia 15 de dezembro – é possível que grande parte dessas pessoas só receba as restituições ou tenha suas declarações liberadas no início do próximo ano.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) só começou a digitar o conteúdo desses documentos no dia 15 de outubro. Mas a previsão é que esse trabalho termine só no dia 30 deste mês, cinco meses após o fim do prazo de entrega das declarações, encerrado em 30 de abril. Procurado, o Serpro disse que não se pronunciaria sobre o assunto.

Desde o começo do ano, a Receita Federal já havia avisado que os contribuintes que entregaram a declaração pelo formulário de papel seriam os últimos a ter seus documentos liberados. Mas a expectativa era que, mesmo que não fossem liberadas em sua totalidade até dezembro, todas teriam sido pelo menos processadas, o que ainda não ocorreu.

Voltar ao topo