Produção industrial dá sinais de aquecimento

A produção industrial brasileira cresceu em todas as bases de comparação em novembro e confirmou os sinais de aquecimento da demanda interna. Houve expansão de 4,6% na produção ante novembro de 2001 e de 0,5% na comparação com outubro, segundo os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A recuperação do setor, ainda que modesta, foi confirmada pela sexta expansão consecutiva nas duas bases de comparação. De janeiro a novembro de 2002, a produção da indústria acumulou alta de 2,1% na comparação com igual período do ano anterior.

O chefe do departamento de indústria do IBGE, Silvio Sales, avalia que a produção industrial continua sustentada, sobretudo, pelo desempenho das exportações, petróleo e agroindústria, mas reconhece que a demanda interna “mostrou algum fôlego” em novembro.

No caso dos insumos para construção, voltados para o mercado interno, houve um crescimento na produção de 4,5% em novembro ante igual mês de 2001. O aumento na produção desse segmento vem ocorrendo sistematicamente desde setembro e, para Sales, representam um sinal importante de aquecimento de demanda.

As vendas de veículos também cresceram em novembro (15,8% em relação a igual mês de 2001), voltadas especialmente para o mercado doméstico. Segundo Sales, este também é um segmento considerado sinalizador de aumento de demanda, já que está voltado especialmente para o mercado doméstico. Outro exemplo do crescimento do consumo citado por Sales é o aumento da produção dos duráveis (8,6%) no mês, sob impacto, além dos automóveis, dos eletrodomésticos (4,8%) e das motocicletas (40%).

Voltar ao topo