Produção industrial brasileira cresce 1,3% em maio

A produção industrial brasileira cresceu 1,3% em maio ante abril na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta. Na comparação com maio de 2006, a produção industrial registrou alta de 4,9%. De janeiro a maio deste ano, a indústria acumula alta de 4,4% na produção. No período de 12 meses, a expansão acumulada é de 3,3%.

Para os técnicos do IBGE, a evolução dos índices nos primeiros cinco meses de 2007 revela um quadro positivo da atividade fabril. O IBGE revisou o dado da produção de abril ante março, que de queda de 0,1% passou para estabilidade.

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), que sinaliza o desempenho dos investimentos, registrou aumento de 5 1% em maio ante abril, e de 19,4% ante maio de 2006, segundo o IBGE.

Todas as categorias de uso mostraram resultados positivos em maio, em todas as bases de comparação. A produção de bens intermediários teve alta de 0,6% ante mês anterior e de 2,8% ante igual mês do ano passado. Os bens de consumo duráveis registraram, respectivamente, expansões de 1,5% e 6%, e os bens não-duráveis, de 1,3% e 4,3%.

Voltar ao topo