Bolso inteligente

Preço do combustível pesou? Saiba como economizar

Com os preços dos combustíveis “nas nuvens” desde o último domingo, qualquer medida que renda economia no orçamento doméstico é bem-vinda. Em Curitiba, o litro da gasolina disparou para até R$ 3,29. Em alguns estabelecimentos, a alta chegou a R$ 0,40. Para amenizar o impacto do reajuste decorrente do aumento da tributação de PIS e Cofins sobre gasolina e óleo diesel, especialistas recomendam uma série de medidas simples.

Com as dicas do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), criado em 1991 pelo Ministério das Minas e Energia e coordenado pela Petrobras, dá para baixar em até 20% o consumo de combustível (veja o quadro). Isso equivale a ganhar dois meses a mais de combustível por ano para rodar com seu automóvel.

Técnicos do Conpet apontam que através da mudança de alguns hábitos é possível executar as mesmas atividades do dia a dia com seu veículo e reduzir o consumo de combustível. Não é preciso deixar de usar o carro, basta fazer a manutenção periódica e usá-lo com eficiência, evitando desperdícios. Outra recomendação é abastecer sempre em postos que garantam a qualidade do combustível. Resultados? Além de beneficiar o bolso, você ajuda a diminuir a poluição urbana e contribui para seu próprio bem-estar e segurança.

Também é importante buscar informações sobre o consumo de seu veículo. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro e executado em parceria com o Conpet, orienta o consumidor sobre a eficiência energética de diversos modelos, auxiliando-o na escolha dos mais econômicos. O consumo dos veículos que participam do programa podem ser consultados no www.conpet.gov.br/consultacarros. Entre os modelos populares mais econômicos de 2014 estão Clio, Up, Ka e Uno.

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior.