Porto confirma parceria com a Conab

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, assinaram ontem, em Paranaguá, o Protocolo de Intenções que dá início à parceria entre o Porto de Paranaguá e a unidade da Conab, em Ponta Grossa. Os dirigentes acreditam que a união entre os dois organismos deflagará o processo de utilização de instrumentos que auxiliarão na eliminação dos gargalos existentes na logística agrícola brasileira.

O fluxo das cargas acontecerá através da estrutura existente em Paranaguá, com o silo vertical público – com capacidade para 100 mil toneladas -, com o novo armazém – para 107 mil toneladas -, que será construído junto ao porto e em Ponta Grossa, onde a armazenagem tem potencial para 420 mil toneladas de grãos. "A ligação entre os nossos silos e os de Ponta Grossa fará com que o sistema retroportuário nos traga benefícios significativos, como uma maior fluidez e uma melhor logística", salientou Requião.

A partir da assinatura do documento começa a elaboração de estudo conjunto feito por representantes da Conab e da APPA, quanto à utilização das instalações das unidades armazenadoras em Ponta Grossa como extensão portuária, integrando-a ao Complexo Público Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Também serão discutidos e avaliados pelo grupo o plano para a Operação Safra 2004/2005, e as atribuições e participações das partes que compõem a parceria.

A parceria representa, ainda, uma melhora na eficiência dos sistemas de recepção, armazenagem e expedição de produtos agrícolas e do uso dos recursos de infra-estrutura disponibilizados pelo governo federal à Conab na sua unidade armazenadora.

Outras unidades

Segundo Eduardo Requião, a parceria poderá se estender a outros municípios. Jacinto Ferreira disse que cidades como Cambé, Apucarana e Rolândia também poderão ser agregadas ao novo sistema.

Voltar ao topo