Petrobras ampliará capacidade de refino

São Paulo

  – Enquanto não se define o projeto de uma nova refinaria para o País, a Petrobras executa, sem muito alarde, um programa de reformas nas unidades de refino já existentes que deverá proporcionar aumento na capacidade de produção de derivados da estatal de 200 mil barris por dia até 2010. “Aproveitamos o programa de reformas das refinarias existentes para também aumentar a capacidade de refino”, revelou o diretor de Abastecimento da Petrobras, Rogério Manso.

O aumento da capacidade representa pouco mais de 10% da produção de derivados de 2002 – de 1,7 milhão de barris por dia em média. O volume, no entanto, é superior à capacidade de refino prevista para a nova refinaria em estudos – de 150 mil barris em 2008.

O programa de reforma e ampliação das refinarias da Petrobras consumiu boa parte dos R$ 2,5 bilhões investidos, em 2002, na atividade de abastecimento. Nas reformas, a Petrobras busca também reduzir a produção de óleo combustível, que apresenta excedentes em virtude do aumento da inserção do gás natural na indústria.

Em Paulínia, por exemplo, a maior refinaria do País, a expectativa é ampliar, até 2005, a capacidade de processamento de petróleo dos atuais 54,2 milhões de litros por dia para 60 milhões. Para isso, a estatal planejava investir, até esse ano, US$ 387 milhões na construção de uma nova unidade de coque que contribuirá para reduzir a produção de óleo combustível – e de uma nova unidade de hidrotratamento de diesel – que, além de duplicar a produção do combustível, permitirá a redução do seu teor de enxofre.

Voltar ao topo