Petrobras abre concurso e reduz terceirização

Rio  – Dentro de duas semanas, a Petrobras vai divulgar um edital de concurso para a contratação de três mil pessoas em todo o País, informou o presidente da empresa, José Eduardo Dutra. As vagas, de nível técnico e superior, servirão, basicamente, para reduzir o nível de terceirização nas principais áreas de atuação da empresa – das plataformas de exploração de petróleo às áreas de distribuição e refino em vários estados – além de preencher a natural rotatividade de funcionários da estatal.

José Eduardo Dutra não nega que o nível de terceirização na estatal esteja alto:

“Fizemos um grupo de estudo com o sindicato dos petroleiros para examinar o nível de terceirização na nossa empresa e vimos que precisávamos reduzi-lo. Na verdade, nos últimos anos, os teóricos da administração trataram a terceirização como a panacéia para o aumento dos custos. Só que isso pode ser verdade a curto prazo. A longo prazo, (essa situação) acaba trazendo mais problemas e gastos do que economia, e é isso que vemos aí”, diz Dutra, deixando claro, de maneira sutil, o que considera o principal motivo de acidentes de trabalho na empresa.

Atualmente, os 34.520 funcionários próprios da Petrobras convivem com cerca de cem mil terceirizados, lotados nas mais de cinco mil empresas que prestam serviço à estatal. Segundo o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, a idéia é reduzir de 30% para 10% este nível de terceirizados na companhia.

Voltar ao topo