Pequeno produtor no supermercado

Cerca de 50 pequenos produtores paranaenses contam, desde ontem, com um ponto de venda na rede varejista de Curitiba. A unidade faz parte do projeto Empório Fábrica do Agricultor do Programa Agroindústria Familiar e foi inaugurada ontem pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, no Supermercado Casa Fiesta. É a primeira unidade de venda do Empório a funcionar em um supermercado da capital. Segundo Pessuti, o ponto vai comercializar 13 itens de 50 produtores. “É um objetivo nosso fortalecer e apoiar ainda mais a agricultura familiar.” O secretário e vice-governador lembrou que o estado deve receber, nos próximos dois anos, cerca de U$S 150 milhões do Banco Mundial, que devem ser gastos com a implementação e melhoria de programas de fomento à agricultura. Segundo Pessuti, existem hoje no estado cerca de 1.200 pequenas agroindústrias. “Além do pequeno produtor e sua família, que esteve à margem da globalização e de sistemas de produção de grande porte, ganha o consumidor uma opção de compra de qualidade”, destacou.

A unidade do Casa Fiesta vai comercializar geléias, conservas salgadas e doces, antepastos de berinjela, produtos naturais, embutidos como lombinho defumado, taticínios, polpa de frutas, café, bolachas, cachaça e vinhos, temperos e outras variedades.

Entre os beneficiados pelo empório está o produtor rural José Luiz Zampier de Boaventura de São Roque. O ponto de venda do Fiesta vai permitir a Zampier entrar no ?atraente? mercado curitibano. “Tinha alguma coisa que chegava aqui, mas muito pouco. Agora a história deve mudar. Essa unidade é uma porta de entrada para os clientes da capital”. Em sua produção, Zampier emprega 19 pessoas.

Isenção

Durante a inauguração, Pessuti declarou que já foram iniciadas negociações com mais duas redes varejistas para a venda dos produtos, também em sistema de parcerias. “A questão tributária é um fator limitante para a expansão do Programa, uma vez que a pequena agroindústria conta com uma série de incentivos do governo do Paraná que é, aliás, o maior interessado em fixar as famílias em suas origens, e agregar renda que possibilite sua permanência no campo.”

O Programa Agroindústria Familiar oferece isenção de impostos em todas as etapas, da produção à comercialização, o que não ocorre com a indústria e o comércio em geral, que recolhem 18 por cento de ICMS. A meta agora é isentar toda linha do Agricultura Familiar que for comercializada através do varejo tradicional do Estado, uma reivindicação que ganha força neste governo, segundo Pessuti. “Vamos reapresentar a proposta à Secretaria Estadual de Finanças”.

Valorizando a produção

Guilherme Voitch

A escolha do Casa Fiesta para receber o ponto de venda do Empório Fábrica do Agricultor não foi por acaso. O supermercado conta com uma tradição de incentivo ao produtor paranaense. “Colocamos etiquetas nos produtos produzidos aqui. Mostramos para o consumidor a origem da empresa e o número de empregos que ela gera”, diz o diretor comercial do Supermercado Fabiano Breda. Segundo ele, 40% do total de produtos comercializados no Fiesta é paranaense e a meta é aumentar esse percentual. “Mostramos aos clientes a importância de fechar com a indústria local.”

Voltar ao topo