Pedidos de falência pessoal nos EUA superam 1 milhão

Mais de um milhão de norte-americanos entraram com pedidos de falência pessoal de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Instituto Americano de Concordatas.

O número representa um aumento de 35% em relação ao total registrado no mesmo período do ano passado. “Os pedidos de falência continuam subindo conforme os consumidores tentam se proteger dos efeitos do aumento no desemprego e na dívida com habitação”, afirmou o diretor executivo do instituto, Samuel J. Gerdano.

Nos primeiros nove meses do ano, 1.046.449 pessoas solicitaram falência pessoal nos EUA. No mesmo período de 2008, esse número foi de 773.810. Contando apenas o mês de setembro, foram 124.790 pedidos – 41% a mais do que o total registrado em setembro do ano passado.

O número de pedidos entre janeiro e setembro também é o maior já registrado nos EUA desde uma reforma feita em 2005 para dificultar que os norte-americanos decretassem falência pessoal. Naquele ano, antes das modificações, houve 1,35 milhão de pedidos de falência pessoal entre janeiro e setembro. As informações são da Dow Jones.