economia

PBoC injeta 165 bilhões de yuans no sistema financeiro da China

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) injetou um montante líquido de 165 bilhões de yuans (US$ 23,71 bilhões) no sistema financeiro nesta terça-feira, um nível “relativamente grande, mas não excepcional”, diante de algumas pressões sobre a liquidez nos últimos dias, disse Frances Cheung, diretor de estratégia de câmbio para a Ásia (exceto Japão) do Société Générale.

No fim da semana passada, o PBoC injetou cerca de 600 bilhões de yuans nos mercados para lidar com preocupações sobre a liquidez, enquanto os bancos guardam dinheiro. Esta época do ano é mais propensa a uma piora na liquidez, já que são zeradas em janeiro as cotas individuais para o câmbio com moedas do exterior e que autoridades esperam um movimento de saída de dinheiro do país.

Isso se dá em um quadro de aperto monetário mais rápido que o esperado anteriormente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nos EUA. Segundo analistas, evidências de inflação e de enfraquecimento do yuan significam que as condições mais apertadas no sistema financeiro chinês devem continuar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo