Para economizar água em condomínios

A conta de água, a segunda despesa mais elevada dos condomínios, consome entre 10% e 15% da verba mensal dos prédios, inferior apenas aos gastos com a folha de funcionários, de acordo com as contas de José Maria Bamonde, gerente de Logística e Manutenção Predial da Lello Condomínios. ?Essa conta, no entanto, poderia cair para algo entre 7% ou 8%, se o consumo fosse individualizado?, avalia. Segundo ele, muitos condôminos que não se preocupam em evitar o desperdício de água, porque o custo é repartido com os demais, passariam a sentir no bolso o peso da conta individual e, por tabela, a adotar medidas de contenção de gastos.

Algumas construtoras paulistas também já estão entregando as novas edificações com as instalações preparadas para a individualização de contas de água. O condômino precisa apenas instalar o hidrômetro. Embora seja um avanço significativo, a construtora poderia dar um passo à frente e entregar o imóvel com o hidrômetro já instalado, o que seria um bom marketing de vendas, comenta Marco Aurélio Teixeira, gerente comercial da CAS Tecnologia, empresa que presta serviço de individualização de contas.

As novidades vão além. Fernando Fornícola, diretor da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), acrescenta que os novos projetos prevêem caixas para a coleta de água servida para reúso em rega de jardins e lavagem de garagens e calçadas.

Voltar ao topo