País vive momento econômico tranqüilo, acredita Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30), na inauguração das novas instalações da agência central dos Correios de São Paulo, que o País vive um momento econômico de muita tranqüilidade e responsabilidade. Na avaliação de Lula, se a atual crise imobiliária dos Estados Unidos tivesse acontecido em algum outro momento dos últimos 30 anos, quando a economia brasileira "definhava, com momentos de picos e de esperanças que terminavam logo em seguida", o Brasil poderia ter "quebrado".

Ele afirmou que toda uma geração de economistas, entre eles, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o secretário municipal de Cultura da capital paulista, João Sayad, acreditava que o País "não tinha jeito". Todos eles estavam presentes no evento. "Passamos vários anos achando que o Brasil não tinha jeito. E o que nós estamos vivendo hoje? Estamos vivendo um momento de tamanha tranqüilidade, sem perder a responsabilidade. Em outros tempos, a crise americana teria quebrado o País", disse.

"Artigos em todas as revistas do mundo dizem que, possivelmente, o Brasil será o País que sairá mais ileso dessa crise." Para Lula, esse momento positivo da economia brasileira é mérito da sociedade e dos políticos tanto a favor como contra o governo. "Às vezes, os discursos contra também contribuem e nos ajudam a fazer uma reflexão. Isso é resultado, sobretudo, da nossa democracia", opinou.

Voltar ao topo