Nova pista no aeroporto Afonso Pena sai do papel

Foi dado o primeiro passo para a construção de uma nova pista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), que administra o aeroporto, assinou ontem um termo de cooperação técnica com o governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Pinhais para a realização de estudos, planos e projetos para a implantação da terceira pista.

Estima-se que o investimento necessário seja de R$ 250 milhões. Os recursos virão do governo federal. As obras seriam concluídas daqui a quatro a cinco anos, segundo as autoridades envolvidas no projeto.

Conforme informações divulgadas pela Infraero, para os próximos quatro anos, estão previstos investimentos de R$ 110 milhões em melhorias e obras no aeroporto.

Deste total, R$ 70 milhões serão aplicados na ampliação de Terminal de Passageiros, que terá uma capacidade para oito milhões de passageiros por ano, e do pátio da aeronaves.

Ontem pela manhã, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza; o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues; e o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, sobrevoaram a área onde será construída a nova pista.

“Estamos fazendo um avaliação das dificuldades que surgirão. Tudo indica que haverá um problema com desapropriação. Tem que resolver com certeza alguns problemas ambientais. E tem que ver isso na hora de preparar o projeto. Não dá para chegar e jogar asfalto. Tem que fazer as coisas direito para não correr o risco de alguém embargar a obra”, comentou Bernardo.

Este ano deve ser usado para os estudos e a elaboração do projeto. Somente em 2011 as obras começariam, segundo Pessuti. “Com o termo, começamos a tomar algumas providências, como assinatura de decretos”, explicou o vice-governador.

O presidente da Infraero destacou que as obras, além de contemplarem a Copa do Mundo de 2014, visam o fomento da economia regional. “O crescimento exponencial da nossa economia também traz o crescimento da aviação, independente de Copa ou de Olimpíada. Esse é o nosso grande desafio”, esclareceu Barboza.

Entidades de classe e autoridades políticas compareceram no evento de assinatura do termo de cooperação. O coordenador do grupo pró nova pista do Aeroporto Afonso Pena (que congrega várias organizações), Valmor Weiss, afirma que está na luta por uma nova pista há 24 anos.

“Agora eu vejo todas as forças unidas para a construção”, avaliou. O senador paranaense Osmar Dias (PDT) lembrou da importância de adaptação do aeroporto. “Eu estou feliz em ver o Aeroporto Afonso Pena se adaptando à modernidade. E assim permitir mais conforto aos passageiros e, o que a gente espera, também um maior desenvolvimento nas exportações e importações e ajuda na economia do Estado”, classificou.

Dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) indicam que apenas 4% dos produtos industrializados exportados anualmente pelo Paraná saem pelo Aeroporto Afonso Pena. Uma nova pista vai facilitar a operação de linhas internacionais de cargas, o que atenderia a demanda dos empresários paranaenses.