Negociação com bancários será decidida amanhã

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) decide nesta segunda-feira se retoma a negociação com os bancários em greve. O pedido de reabertura de negociações, por escrito, foi encaminhado na sexta-feira à entidade pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB)

A greve, que começou na quarta-feira em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis, já atinge 18 estados, inclusive o Paraná. Segundo a CNB, pelo menos 200 mil bancários pararam na sexta-feira. Na capital paulista teriam parado 340 agências, com 25 mil bancários. No Rio de Janeiro, segundo a entidade, todas as agências da capital fecharam, à exceção do Bradesco. O presidente da CNB, Vagner Freitas, disse que a greve está concentrada nas capitais e que a intenção é ampliar o movimento na terça-feira caso os bancos não reabram a negociação.

Os bancos admitem transtornos aos clientes, mas não fizeram um balanço das agências paralisadas e dizem que a greve é parcial. A orientação é para que os clientes paguem as contas em dia, já que podem usar meios alternativos. As contas podem ser pagas em caixas eletrônicos, pela internet, por telefone e em casas lotéricas.

Os bancos ofereceram aos bancários reajuste de 8,5% nos salários e R$ 30 a mais para quem ganha até R$ 1.500. Os bancários querem 25% de reajuste.

Voltar ao topo