Namorados ?competem? com a Copa

Os namorados vão enfrentar um concorrente de peso este ano: a Copa do Mundo. Conforme estimativa do Sistema Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), as vendas do comércio para o Dia dos Namorados devem aumentar 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Um crescimento tímido se comparado a outras datas; na Páscoa, por exemplo, o aumento das vendas este ano foi de 12% em relação a 2005.

?O crescimento esperado é menor porque há um grande concorrente paralelo que é a Copa do Mundo?, apontou o economista Vamberto Santana, da Fecomércio-PR. O Dia dos Namorados será na próxima segunda-feira, véspera da estréia da seleção brasileira na Copa. ?Há uma espécie de direcionamento coletivo para a Copa, para a compra de camisetas, bandeiras. Algum desses produtos pode até se tornar o presente para o(a) namorado(a)?, salientou.

Ainda na esteira da Copa do Mundo, lembrou o economista, muitos presentearam a mãe ou a esposa com TV´s de telas maiores no Dia das Mães, comprometendo parte do rendimento mensal. Outra variável que também deve pesar na hora das compras é o feriado prolongado de Corpus Christi, na semana que vem. ?Como o Dia dos Namorados será na mesma semana do feriado e alguns já planejaram viajar, eles mesmos chegam a um consenso de não gastar muito com presentes?, apontou.

Com todos estes fatores, o preço médio do presente para o Dia dos Namorados, acredita Santana, deve o oscilar entre R$ 20,00 e R$ 40,00. ?Deve ser um presente só mesmo para manter a tradição, para que o(a) parceiro(a) não se sinta esquecido(a), nem que a data passe em branco?, comentou, acrescentado que ?se não houvesse Copa do Mundo, o perfil de consumo seria outro.?

A Associação Comercial do Paraná (ACP) também aposta em crescimento baixo de vendas: cerca de 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os itens de maior procura estão flores, perfumes, jantares, jóias – mais comum entre casais casados -, além de DVD´s. Outro setor que também registra um bom movimento é o de motéis.

Shoppings

Nos shoppings, a expectativa não é tão modesta. No caso do Shopping Estação, a estimativa é de um aumento de 27% nas vendas para o Dia dos Namorados, comparada ao mesmo período do ano passado. O shopping aposta no mix de lojas, que oferece grande variedade de vestuário, lingerie, artigos de perfumaria, entre outros itens.

No Shopping Curitiba, a gerente de Marketing, Alessandra Furtado, contou que a expectativa é atrair um público 10% maior do que no mesmo período do ano passado, gerando um acréscimo no volume de vendas de 9%. Na tentativa de atrair mais clientes, o shopping está com uma promoção: a cada R$ 150,00 em compras feitas entre os dias 1º e 12 de junho, as notas fiscais podem ser trocadas por um coração de chocolate da Kopenhagen (100 gramas), numa embalagem especial verde e amarela. São mais de 17 mil presentes a serem distribuídos.

Restaurantes

Nos restaurantes, as expectativas para a data também são bastante otimistas. Conforme previsão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) o movimento deve triplicar na próxima segunda-feira se comparado com uma segunda-feira normal. O diretor-executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, explicou que o ?boom? no movimento deve acontecer especialmente porque, em uma semana normal, a maioria das casas não abre. Em decorrência da data comemorativa, grande parte dos restaurantes deverá abrir uma exceção. ?O Dia dos Namorados, juntamente com o Dia das Mães, é a data de maior movimento no setor?, disse. Na comparação com o ano passado, o aumento deve ser 10%. 

Consumidor deve pesquisar bem antes de comprar

Com a proximidade do Dia dos Namorados, a tradicional troca de presentes entre os casais movimenta novamente o comércio. O Procon-PR aproveita a data para orientar os consumidores na hora da escolha dos presentes. A compra por impulso pode trazer prejuízos, e é possível evitá-los fazendo pesquisa de preços e observando, atentamente, detalhes do produto antes de finalizar a compra.

?É importante também o consumidor elaborar um orçamento de quanto poderá gastar, para que a despesa não ultrapasse suas possibilidades?, explica a coordenadora do órgão, Elisandra Pareja.

Ao comprar roupas, observar se a etiqueta tem informações sobre o tecido, lavagem e tamanho. Os eletrodomésticos precisam vir acompanhados de manuais de instruções em português e com certificado de garantia. Os Cds e Dvds devem ser lacrados na presença do consumidor e ter um produto disponível para demonstração.

Depois de feita a escolha, o consumidor precisa ficar atento quanto à qualidade, especificações do fabricante, e se há algum defeito no produto. O prazo para eventuais reclamações é de 90 dias para produtos duráveis e 30 para não-duráveis.

Outra recomendação importante é conferir com atenção materiais de divulgação e denunciar, no caso de publicidade enganosa, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

Formas de pagamento

Ao escolher a forma de pagamento, analise qual é a mais adequada para suas condições. Solicite desconto para pagamentos à vista e nas compras com cartão de crédito deve ser cobrado o valor à vista, e não haver restrições, como valor mínimo e acréscimos.

No crediário, verifique os juros e se as condições são vantajosas. Nas compras à prestação, com pagamento com cheque, faça sempre nominal à loja e redobre a atenção com cheque pré-datado.

Exigir a nota fiscal de compra é muito importante, pois sem ela não será possível efetuar trocas e reclamações, além de ser sua garantia do produto.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode recorrer ao Procon-PR pelo 0800-411512, entre 8h30min às 18h; pessoalmente, à Alameda Cabral esquina com a Rua Cruz Machado, ou solicitar informações pelo ?Procon on line?, visitando o site www.pr.gov. br/proconpr.

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