Mudança nos impostos vai aumentar eletros

Os fabricantes de eletroeletrônicos prevêem um aumento nos preços de 11% nos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (AM). Segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), o aumento é reflexo da MP (medida provisória) 202, que reduziu a zero as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre as receitas de vendas de mercadorias destinadas à industrialização na Zona Franca.

Além disso, a alteração na lei 10.865/04, que eliminou o direito de crédito de 9,25% nas vendas de matérias-primas e componentes brasileiros para o Pólo Industrial de Manaus.

Segundo o presidente da Eletros, Paulo Saab, as mudanças deverão provocar também uma redução nas exportações de 50%. Saab esteve ontem em Brasília (DF) tentando derrubar as medidas.

“Realizamos intensas negociações com o governo ao longo das últimas semanas, mas esse esforço até agora parece não ter alcançado resultados, e já não podemos mais segurar as conseqüências dessa alta do custo tributário.”

Segundo ele, as duas mudanças vão “significar um duro golpe para as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, afetando os custos de produção, inviabilizando os investimentos e elevando o custo de vida na região”.

Cálculos preliminares realizados pela Eletros mostram que a medida provisória vai onerar em cerca de 16% o custo de aquisição de componentes regionais, e em cerca de 10% o custo de insumos trazidos de outras regiões.

Voltar ao topo