Ministério aponta Argentina e EUA como mercados prioritários para atrair turistas

Brasília – O Ministério do Turismo pretende investir, até o final do ano, cerca de US$ 15 milhões em ações promocionais na Argentina e nos Estados Unidos, com o objetivo de atrair viajantes. Essa medida faz parte da segunda fase do Plano Aquarela, apresentada nesta segunda-feira (16), em Natal, aos governadores e secretários de Turismo da região Nordeste.

Os investimentos estão incluídos no Plano de Marketing Turístico Internacional, implementado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) no exterior. Na Europa, Inglaterra e Alemanha também aparecem como prioridades para o ministério e as ações de marketing nesses países deverão custar US$ 8 milhões, aproximadamente.

Em entrevista à Agência Brasil, por telefone, a ministra Marta Suplicy informou que a promoção na Argentina, por ser um país vizinho e responsável pelo maior contingente de turistas ao Brasil, terá recursos de cerca de US$ 3,2 milhões.

Nos Estados Unidos, as ações de marketing deverão começar em setembro, com investimento estimado em US$ 11,7 milhões, "focado principalmente na comunidade hispânica que mora em Miami, Nova York, Chicago e Los Angeles?. A ministra acrescentou que pretende investir nesse mercado "porque poderemos atrair os turistas que hoje vão para o Caribe e o México, e não têm o costume de vir para a América Latina".

Entre as ações, ela citou como exemplo a que é realizada atualmente na Europa: "Começamos na Inglaterra uma campanha que utiliza desde os ônibus, que ‘envelopamos’ com figuras do Brasil, até rádio, internet e metrô", informou.

Marta Suplicy disse ainda acreditar em um retorno positivo para essas ações: "Acho que nós temos uma condição boa de trazer mais turistas do exterior e que será superada a questão do câmbio, uma realidade que atualmente atrapalha?.

Outros 18 países estão incluídos no Plano Aquarela, que em maio foi apresentado no Rio de Janeiro e em São Paulo. O investimento total do Plano é estimado em US$ 85 milhões.

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