Milho segunda safra responde por previsão de safra recorde de grãos, diz IBGE

O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Marcelo Intini, classificou os dados da safra 2014/2015, do 11º levantamento feito pela instituição, como impressionantes. Segundo ele, o aumento de 7,9% na produção de grãos, com 15,2 milhões de toneladas a mais que a safra passada, é um recorde – são 208,8 milhões de toneladas. Ele ponderou ainda que esse avanço foi puxado sobretudo por soja e por milho segunda safra, que apresentaram ganhos de produtividade.

“Estamos usando melhor a área agricultável do país, produzindo mais na mesma área”, disse. Intini argumentou ainda que o milho segunda safra ter superado a primeira não é algo temporário, para ele é uma tendência que está se consolidando. “Tivemos ampliação de mais de 5 milhões de toneladas no milho segunda safra”, calculou. Intini disse ainda que a safra para outras culturas tem ocorrido normalmente. Para feijão segunda safra, ele observou que não há problema de oferta.

O presidente da Conab, Rubens Rodrigues, lembrou que até o quarto levantamento de safra da instituição, havia preocupação climática para o milho segunda safra, mas esses riscos não se confirmaram. Ele ainda observou que o ganho de produtividade foi expressivo. “No milho segunda safra, tivemos alguns lugares superando 6 mil toneladas por hectare”, relatou. A estimativa para o milho segunda safra ficou em 54 milhões de toneladas, com aumento de 11,6%. Frente ao levantamento anterior, houve ganho de 2,5 milhões de toneladas. Os técnicos da Conab ponderaram ainda que para as áreas de inverno, cujo plantio está em estágio final, ainda não há definição do total plantado.

Voltar ao topo