Merkel diz estar determinada a estabilizar zona do euro

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se encontrou hoje com o primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, e disse que ambos estão determinados a estabilizar a zona do euro, por meio de uma redução de longo prazo nas dívidas e uma melhora na competitividade. Mas ela deixou claro que ainda não foi encontrada uma solução para o impasse criado pela Finlândia, que exige uma garantia da Grécia pela sua participação no pacote de resgate financeiro ao país.

“Eu acredito que nós queremos e que nós vamos encontrar um jeito que esteja disponível para todos os parceiros, e ainda atenda às necessidades da Finlândia”, disse Merkel, acrescentando que especialistas estão trabalhando atualmente para encontrar essa solução.

A chanceler alemã também alertou que “todas as ações adotadas na zona do euro precisam ser controladas” e que os políticos devem ter sempre em mente as consequências dessas ações. Essa foi uma crítica indireta a membros do seu próprio governo, que recentemente fizeram comentários sobre a possibilidade de uma moratória da dívida da Grécia.

Tais comentários contribuíram para uma queda ainda maior nos preços dos bônus do governo grego e outros ativos na zona do euro ontem. A declaração mais forte foi do ministro de Economia alemão, Philipp Roesler, que escreveu um artigo em um jornal afirmando que um “default ordenado” da Grécia não deve ser descartado, se os instrumentos necessários estiverem disponíveis.

Merkel também negou rumores de que ela e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, divulgariam hoje um comunicado conjunto sobre a Grécia. As informações são da Dow Jones.